Rua Anequira, 141 – Cordovil – Rio de Janeiro – RJ

InícioBlogArmazenagem FIFO: quando e como utilizar?

Armazenagem FIFO: quando e como utilizar?

por | 31/07/2022

A armazenagem FIFO que significa “first in, first out” ou, PEPS em português, “primeiro que entra, primeiro que sai”, é um método de gestão de estoque bastante conhecido e utilizado. Essa metodologia aumenta o controle dos produtos que entram e saem do estoque, mantém o armazém atualizado, organiza o fluxo de saída dos produtos de […]

A armazenagem FIFO que significa “first in, first out” ou, PEPS em português, “primeiro que entra, primeiro que sai”, é um método de gestão de estoque bastante conhecido e utilizado.

Essa metodologia aumenta o controle dos produtos que entram e saem do estoque, mantém o armazém atualizado, organiza o fluxo de saída dos produtos de forma estratégica e ajuda a evitar perdas e erros que impactam nos resultados da empresa, entre outros benefícios.

Mas, será que a armazenagem FIFO serve para qualquer empresa ou armazém?

Nesse artigo, vamos falar sobre quando e como utilizar esse modelo operacional para te ajudar a decidir se essa é, ou não, a opção de gestão ideal para o seu estoque. Confira!

Quando utilizar a armazenagem FIFO?

De modo geral, a armazenagem FIFO pode ser usada por qualquer empresa, sendo que para as indústrias alimentícia, farmacêutica ou que trabalham com produtos perecíveis, é bastante indicado. Para não dizer: obrigatório!

Isso porque, se um produto precisa ter um controle específico da sua validade e o armazém não adota uma estratégia de giro de estoque que se atenta para essa característica. O risco de ficarem produtos vencidos ou ultrapassados, esquecidos no estoque, é muito grande.

Nesse quesito, o modelo de gestão FEFO (“first expire, first out” em inglês), que organiza a expedição das cargas, não pela data de entrada física no armazém, mas pela validade dos produtos, passa a ser ainda mais indicado.

Concluímos, então, que se você quiser garantir que o seu armazém esteja sempre com o estoque de produtos mais recentes ou precisa controlar a validade de produtos perecíveis para não perder mercadorias, o modelo de armazenagem FIFO deve e precisa ser adotado na sua empresa.

Agora, vejamos como você pode fazer isso:

Como utilizar a armazenagem FIFO?

No nosso artigo sobre logística interna falamos sobre a importância de ter processos bem definidos e a infraestrutura necessária para possibilitar a operação do armazém.

A armazenagem FIFO também precisa de alguns requisitos básicos para poder funcionar corretamente, sem causar lentidão nas suas rotinas. Veja a seguir!

Estruturas de armazenagem

Como regra de sucesso nos negócios, a estrutura de uma empresa deve servir a sua estratégia. Ou seja, aquilo que foi planejado para acontecer não pode ficar engessado por causa de uma estrutura que não possibilita a sua execução.

Na logística de armazenagem é o mesmo caso!

Para que a armazenagem FIFO funcione é preciso ter um armazém estruturado de acordo com esse modelo de giro de estoque.

No caso de cargas paletizadas, por exemplo, a verticalização do estoque é fundamental e pode ser feita com um sistema Porta Pallet, que dará maior seletividade para os operadores do armazém, ou com sistemas Drive-Thru e Dinâmico, que organizam as cargas mecanicamente na ordem correta do modelo FIFO.

Já para produtos pequenos e leves, onde o picking é executado manualmente, o sistema Flow-Rack é bastante útil.

Sistemas de gestão

Ainda é comum encontrarmos empresas que usam a armazenagem FIFO e identificam as cargas manualmente, usando papéis para indicar a data de entrada no estoque.

Essa prática de controle visual, além de ser sujeita a muitos imprevistos, como a identificação se soltar da carga, ficar ilegível ou rasgar, há também o risco de os operadores terem dificuldade de visualizar as identificações a medida em que o volume de cargas aumentam no armazém.

Para isso, use a tecnologia. Invista em um bom sistema WMS, coletores de dados e identificações RFID, por exemplo.

Conclusão

Adotar a armazenagem FIFO como estratégia de giro de estoque pode trazer muitos benefícios para sua operação, se também houver investimentos na sua estrutura de armazenagem e sistemas de gestão.

Não esquecendo, é claro, de treinar e capacitar sua equipe logística para operar com o novo modelo.Agora que você já sabe quando e como utilizar a armazenagem FIFO, aproveita para ler esse artigo e saiba como melhorar a área de expedição do seu armazém. Leia agora: Expedição de mercadorias: processo e requisitos do armazém

E-book - Como Otimizar o Espaço do Armazém

Inscreva-se para receber nosso melhor conteúdo em sua caixa de entrada

Artigos relacionados