Uma das principais atividades da cadeia logística é a expedição de mercadorias. Nela, um erro pode causar a perca dos produtos, erros na quantidade dos itens do pedido ou até mesmo enviar os produtos para o destino errado.
A melhor forma de evitar esses e tantos outros erros possíveis, está na elaboração de processos e na estrutura do seu armazém.
Nesse artigo, vamos te mostrar como estruturar um bom processo de expedição e como relacionar os requisitos básicos para executar essas atividades. Acompanhe até o final!
Principais processos da expedição de mercadorias
Retirar as mercadorias do estoque ou armazém, para enviá-las aos seus destinos, pode ser uma tarefa simples para empresas que possuem uma logística interna bem estruturada. Mas, ainda assim, são necessárias algumas etapas importantes para que tudo ocorra bem.
A seguir, vejamos alguns processos fundamentais da expedição de mercadorias:
- Ordem de expedição: todo processo de expedição começa pela definição de quais produtos serão expedidos. Nesse documento deve conter os dados essenciais para orientar a operação, como:
- Localização da mercadoria no armazém;
- Quantidade;
- Dimensões; peso;
- Responsável pela separação;
- Responsável pelo despacho;
- Data do despacho;
- Empresa que fará a expedição (transportadoras);
- Entre outras informações para controle interno.
- Planejamento e organização: prever o espaço que será ocupado na área de expedição, definir queia pedidos serão enviados no dia, programar os horários de coleta e ocupação das docas. São detalhes que podem impactar a expedição de mercadorias de forma positiva ou negativa.
- Consolidação das mercadorias: essa é a etapa responsável por agrupar todos os itens que compõe o pedido, descritos na ordem de expedição.
- Documentação e verificação: antes de despachar as mercadorias é importante validar se o pedido consolidado corresponde a ordem de expedição recebida para preparar a documentação final que seguirá com a carga até o seu destino.
- Carregamento: antes de carregar as mercadorias nos caminhões, verifique se as condições de carregamento estão seguras, para evitar acidentes. Também é importante confirmar se as informações do caminhão e transportadora estão corretos.
Ao analisar esse processo de expedição de mercadorias é possível imaginar quantos erros podem ocorrer pela falta dele.
Aqui, listamos apenas as etapas básicas de um bom processo de expedição, o ideal é sempre analisar a realidade da sua operação e as características dos produtos que serão expedidos, para desenvolver seu próprio processo.
Com tudo certo, agora é preciso saber se o armazém está apto para realizar as atividades de expedição de forma correta e segura. Vejamos quais são os requisitos importantes do armazém:
Requisitos do armazém para a expedição
Um bom armazém para a expedição de mercadorias precisa estar adequado com os processos e com os tipos de produtos que serão movimentados e separados internamente.
Isso envolve ter um bom layout de armazém, estruturas de armazenagem corretas, equipamentos de movimentação como: esteiras transportadoras, empilhadeiras, etc. Além de um bom sistema de gestão como o WMS, por exemplo.
Aqui é importante entender que a infraestrutura do armazém precisa servir à estratégia de operação e expedição de mercadorias da empresa, não ao contrário.
Ou seja, não adiante querer ter um processo extremamente rápido com um layout de armazém confuso e desordenado, ou armazenar os produtos de forma que dificulta o acesso para a separação dos pedidos.
Assim, se você precisa eliminar falhas na sua expedição, otimizar o tempo dos operadores e aumentar a produtividade com segurança. Isso só será possível, investindo corretamente e de forma inteligente no seu armazém.
Se precisar de ajuda nesse processo, você pode falar com um dos nossos consultores para te ajudar a enxergar os pontos de melhoria e indicar as melhores soluções para o seu armazém.