Rua Anequira, 141 – Cordovil – Rio de Janeiro – RJ

InícioBlogComo projetar um armazém frigorífico?

Como projetar um armazém frigorífico?

por | 8/09/2022

O armazém frigorífico é responsável por manter a integridade dos produtos, enquanto estão estocados e aguardando a sua distribuição, utilizando o controle de baixas temperaturas para isso. E como todo gestor da área sabe, o armazém é como o coração da logística, que abastece as cadeias de suprimentos. Por isso, precisa ser planejado e projetado […]

O armazém frigorífico é responsável por manter a integridade dos produtos, enquanto estão estocados e aguardando a sua distribuição, utilizando o controle de baixas temperaturas para isso.

E como todo gestor da área sabe, o armazém é como o coração da logística, que abastece as cadeias de suprimentos. Por isso, precisa ser planejado e projetado com cuidado e dedicação.

Para se ter uma ideia, a cadeia fria de logística é um mercado que, segundo a GCCA Brasil (Global Cold Chain Alliance), possui uma projeção de crescimento de 8% ao ano, até 2025. E que registrou um aumento de 23% na capacidade do mercado de armazenagem frigorificada no país, entre 2020 e 2022.

Para colaborar com esse crescimento, esperamos esclarecer alguns pontos fundamentais para projetar um armazém frigorífico de alta qualidade, do pondo de vista logístico. Boa leitura!

Tipo e características das mercadorias

Para quem está projetando a edificação de um armazém frigorífico, indicamos considerar as mercadorias que serão armazenadas e suas especificações. Esse é um ponto fundamental para que o armazém realmente atenda as necessidades de conservação dos produtos.

Essas características podem definir o uso de uma câmara de resfriamento ou de congelamento, para o projeto:

  • As câmaras de resfriamento são indicadas para produtos perecíveis que precisam ser armazenados em temperaturas de 0 a 10 °C. Como bebidas, embutidos, laticínios, verduras e legumes, grãos e outros produtos da indústria alimentícia. E também se aplicam a indústria farmacêutica e no setor da saúde;
  • Já as câmaras de congelamento são utilizadas para o armazenamento de carnes, frutos-do-mar, polpas de fruta, sorvetes e gelo. Entre outros produtos que precisam de uma temperatura controlada abaixo de 0 °C.

Mas as especificações das mercadorias não influenciam apenas na definição do controle de temperatura. 

Os aspectos físicos da carga são igualmente importantes para determinar quais estruturas de armazenagem são mais adequadas para o armazém frigorífico. Como veremos a seguir!

Sistemas de armazenagem

As estruturas do armazém frigorífico também são definidas de acordo com as características dos produtos e da forma como serão estocados.

  • Para cargas paletizadas podem ser utilizadas as estruturas Porta Pallet, Drive-In e Push-Back;
  • Os produtos embalados em caixas pequenas podem ser estocados em Flow Racks, Estantes Leves ou em Racks Metálicos que auxiliam no armazenamento e na movimentação dos produtos.

Existem diversas opções de sistemas de armazenagem que podem ser usados no armazém frigorífico, no entanto, é indispensável que essas estruturas estejam adaptadas para as condições de trabalho em baixa temperatura.

Outro ponto importante, ao definir o sistema de armazenagem para o projeto, é saber qual será o tempo de giro de estoque da sua operação. O que nos leva ao próximo item:

Fluxo e rotatividade das mercadorias 

Quem trabalha na logística sabe que os pontos críticos de um armazém são a sua localização, capacidade e eficiência. 

A localização não diz respeito apenas as questões geográficas, mas também ao posicionamento que o armazém ocupa na cadeia de suprimentos. Esses fatores podem determinar como o armazém frigorífico será usado, no fluxo e no volume de mercadorias que serão distribuídos através dele.

Por isso, é importante identificar e classificar as cargas de alta, média e baixa rotatividade.

E por que isso afeta a escolha dos sistemas de armazenagem? Porque a forma como as cargas estão estocadas podem tornar as operações de entrada e saída do armazém, mais rápidas ou mais lentas.

No caso da expedição de cargas de alta rotatividade, por exemplo, o sistema Porta Pallet pode ser mais indicado por facilitar o acesso individual aos produtos no estoque. Enquanto para as cargas de baixa rotatividade e expedidas em lote, o sistema Drive-In pode ser muito mais útil. 

A melhor forma de identificar e cruzar essas variáveis é através do planejamento e estruturação da logística interna

Layout do armazém frigorífico

Além do sistema de armazenagem, o layout do armazém é um ponto extremamente crítico e que também afeta a eficiência operacional do projeto.

Ou seja, não se trata apenas de aproveitar, ao máximo, o espaço disponível. É preciso considerar:

  • A redução do tempo de movimentação das mercadorias;
  • A fácil localização e acesso aos produtos armazenados;
  • A facilidade de gestão e controle dos estoques;
  • Largura dos corredores operacionais;
  • Segurança dos operadores;
  • Localização das unidades evaporadoras para não impedir a circulação do ar;
  • Entre outros fatores, de acordo com a natureza da operação.

Automação do armazém frigorífico

Para acompanharmos os avanços da Logística 4.0 e a constante procura das empresas pela máxima eficiência logística, não podemos deixar de lado as possibilidades de automação que podem ser aplicadas ao armazém frigorífico.

Muitas opções, como os Transelevadores, MiniLoads e Carro Shuttle, podem proporcionar muito mais produtividade, segurança, higiene, economia e otimização do espaço, para o seu projeto.

Conclusão

Como em qualquer projeto de armazenagem logística, o armazém frigorífico precisa ser desenvolvido de forma inteligente e, sempre, priorizando a produtividade e a segurança, tanto dos produtos, quanto dos operadores.

Como afirmamos aos clientes da Engesystems, a armazenagem é uma questão de inteligência.

Ou seja, por mais que existam diversos recursos e tecnologias disponíveis, tudo o que for agregado ao projeto precisa potencializar a estratégia logística da empresa. A estrutura precisa servir à estratégia!Agora que você já sabe por onde começar a desenvolver o seu projeto de armazém frigorífico, aproveite para falar com um dos nossos especialistas que poderão te ajudar a decidir qual sistema  de armazenagem é mais indicado para sua operação.

E-book - Como Otimizar o Espaço do Armazém

Inscreva-se para receber nosso melhor conteúdo em sua caixa de entrada

Artigos relacionados