Ser um bom líder em logística não se tratar apenas conhecer bem a sua área de atuação. É preciso saber lidar com as pessoas diariamente e influenciar sua equipe de profissionais.
Com essas 5 dicas que trouxemos aqui, com certeza você irá se destacar como um bom líder e alcançar ótimos resultados com a sua equipe. Confira:
1. Crie bons relacionamentos
Pata ter uma boa equipe logística é preciso se conectar com as pessoas, afinal, elas não são máquinas!
Por isso, trate seu time com dignidade, respeito e empatia, seja confiável, mantenha sua palavra e caráter até mesmo em momentos de maiores desafios. Promova momentos de descontração e a inclusão de todos.
Ao fazer isso, você ajudará a criar um ambiente de trabalho leve e saudável para todos.
2. Ouça sua equipe
É papel do líder em logística dar a direção, orientar, informar as prioridades do dia para os seus liderados. Mas ele também precisa dar liberdade para o seu time se comunicar com ele.
Receba feedbacks, tanto positivos, quanto negativos sobre a sua liderança.
Escute com atenção e esteja sempre disposto a mudar seu comportamento quando receber críticas coerentes.
3. Tenha uma equipe de verdade
Várias pessoas trabalhando juntos não é o mesmo que ter uma equipe logística.
Complementando o tópico anterior, é preciso fazer com que se sintam parte importante de um todo e que são necessárias para o sucesso da empresa. Afinal, ninguém cresce sozinho!
Discuta com eles sobre os desafios diários e motive-os para se desenvolverem de forma individual e coletiva.
4. Seja otimista e realista
As metas da empresa, repassadas para sua equipe, precisam ser coerentes com a capacidade e as condições de alcançá-las.
Como um líder em logística, é normal que surjam desafios maiores todos os dias e que parte do seu trabalho é fazer com o desempenho da sua equipe seja cada vez melhor. Mas, assumir missões impossíveis, ignorando a capacidade de entrega da sua equipe, é o mesmo que jogar contra o seu próprio time.
Busque sempre o crescimento, mas nunca se esqueça de dar as condições e o tempo necessário para os seus liderados executarem as atividades com segurança. Caso contrário, o efeito será negativo e o seu time ficará frustrado.
5. Trabalhe para o seu time
Não adiante exigir produtividade sem dar os recursos e o ambiente ideais para o bom desempenho.
Uma boa liderança é aquela trabalha em favor do seu time. Por isso, busque por investimentos na infraestrutura do seu armazém, estoque ou centro de distribuição. Invista em treinamentos e capacitações para as pessoas que trabalham com você.
Quando possível, ao surgirem oportunidades em cargos mais altos na empresa, faça o aproveitamento interno, indicando pessoas da sua equipe para a nova vaga.
Conclusão
Um bom líder em logística é aquele que ajuda a empresa a alcançar resultados cada vez melhores, mas também é aquele com quem as pessoas gostam de trabalhar.
Ou seja, você precisa conquistar a confiança da empresa e o carinho da sua equipe.
Quer ler mais conteúdos como esse? Assine nossa newsletter para receber os novos conteúdos por e-mail!