Há algum tempo a logística de armazenagem deixou de ser vista apenas como uma etapa em que os produtos, mercadorias e materiais ficavam guardados, esperando a sua próxima movimentação ou expedição.
Os impactos da COVID-19 que provocaram um alto crescimento do e-commerce, por exemplo, exigiram muito mais desempenho de todas as etapas da cadeia de suprimentos, em diversas indústrias e setores.
Como resultado, a busca por uma logística de alta performance passou a ser a prioridade de investimento para muitos modelos de negócio.
E é nesse contexto de competitividade, que a logística de armazenagem passa a ter um papel importantíssimo e indispensável. Por isso, preparamos esse artigo especial sobre o assunto. Continue a leitura!
O que é a logística de armazenagem
A logística envolve diversas atividades integradas e associadas ao fluxo de mercadorias, serviços e informações. Incluindo a logística de armazenagem que cuida do armazenamento, carga e descarga de materiais, manuseio, embalagem, gestão de pedidos, estoque e transporte.
Sua função básica é guardar e preservar as cargas corretamente. Em uma visão estratégica, a logística de armazenagem também tem a função de regular e dar agilidade ao fluxo de mercadorias entre fornecedores e clientes.
Ou seja, a forma como uma empresa armazena seus produtos impacta diretamente na sua capacidade de absorver e atender as demandas, sejam elas crescentes ou não.
Qual a importância da logística de armazenagem?
No tópico anterior citamos algumas atividades e funções da logística de armazenagem, que já apontam para sua importância dentro da estrutura de supply chain e como parte das estratégias de logística interna.
Mas, para esclarecer melhor a sua importância, vejamos alguns riscos de não investir corretamente nessa área. Uma empresa que faz um armazenamento sem processos e infraestrutura, certamente terá muitos problemas de:
- Falta de controle sobre as entradas e saídas de estoque;
- Dificuldade para realizar inventários corretamente;
- Mau aproveitamento da mão-de-obra;
- Uso de equipamentos e estruturas de armazenagem inadequados;
- Baixo aproveitamento do espaço do armazém;
- Alto custo de manutenção;
- Constante perda e danificação de mercadorias;
- Dificuldade para realizar as operações de picking e separação de pedidos;
Ao contrário desse cenário, uma empresa que trata a logística de armazenagem com seriedade e devida importância, passa a ter muito mais produtividade, qualidade operacional e lucros.
A seguir, relacionamos alguns pontos essenciais para planejar e desenvolver essa área corretamente, confira:
Recebimento e conferência
É importante planejar cada recebimento no armazém, diariamente. Como gestor do armazém, defina a área de recebimento da mercadoria, os equipamentos para descarregar os caminhões e as documentações necessárias para que sua equipe possa fazer a conferência dos itens.
Endereçamento e identificação
Após a conferência, se tudo estiver correto, é preciso realizar a identificação das cargas e o endereçamento do estoque, no armazém.
Nessa etapa, para uma logística de armazenagem produtiva e eficiente, indicamos o uso de um sistema WMS (Warehouse Management System), para auxiliar no gerenciamento e controlar o uso do espaço do armazém de forma inteligente e estratégica.
Também é importante saber qual será o tempo de giro de estoque dos produtos para definir a melhor posição para eles no armazém. Por exemplo: ao alocar um estoque de alta rotatividade nas posições superiores de uma estrutura Porta Pallets, o operador gastará muito mais tempo com a empilhadeira para realizar a retirada e o reabastecimento dos produtos. O ideal, então, seria endereçar o estoque para posições com mais facilidade de acesso.
Picking e separação de pedidos
O processo de retirada dos produtos estocados, conhecidos como picking, envolve o deslocamento, fracionamento ou separação dos pedidos, embalagem e expedição.
Para garantir o sucesso dessa atividade, é preciso que o operador seja direcionado pela Lista de Picking ou “Picking List” (documento de uso interno que ajuda na organização e sequência de coleta dos produtos) onde deve constar, ao menos, as seguintes informações:
- Numeração da Lista de Picking;
- Informações do cliente;
- Dados sobre a ordem de pedido do cliente;
- Números de referência ou SKU dos produtos;
- Descrição dos produtos;
- Quantidade de cada SKU a ser coletado;
- Localização dos produtos no armazém;
Na logística de armazenagem esse processo pode variar de acordo com a estrutura, equipamentos e sistemas disponíveis no armazém.
Para operações de centros de distribuição e produtos leves, como em lojas de e-commerce, por exemplo, contar com estruturas de Flow Rack e estantes para cargas leves e fracionadas, como a estrutura de Corredores Elevados, podem proporcionar muito mais rapidez e agilidade às atividades de picking manual.
Como fazer uma boa gestão da logística de armazenagem?
Além de garantir as condições adequadas para as operações no armazém, é preciso fazer o gerenciamento constante da logística de armazenagem.
Dentre as diversas responsabilidades do gerente de armazém, relacionamos algumas delas que, se bem executadas, trarão bons resultados para a empresa e evitarão muitos problemas, confira:
- Planejar as atividades diariamente;
- Definir o tipo de estoque para cada recebimento;
- Acompanha e otimizar os custos de armazenagem;
- Escolher corretamente as embalagens de acordo com as características dos produtos e processos;
- Fazer o inventário de estoque periodicamente;
- Acompanhar os KPIs de qualidade operacional do armazém.
Conclusão
Investir corretamente na logística de armazenagem, com um armazém organizado, processos bem definidos e estruturas de armazenagem adequadas, além de garantir bons resultados, evita muitos prejuízos para a empresa. Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da logística de armazenagem, aproveita para ler nosso artigo sobre a Logística interna e suas principais atividades.