A eficiência da estrutura operacional e da gestão dos processos da logística para e-commerce são fundamentais para construir e manter a vantagem competitiva das empresas que vedem seus produtos pela internet.
Afinal, por mais que uma loja virtual seja bonita, bem organizada e com ofertas incríveis. O que garante a satisfação, fidelização e a indicação da loja por parte dos clientes, é a entrega do produto correto, no prazo combinado e em perfeitas condições.
E é nesse cenário extremamente exigente e competitivo, que os gerentes de armazém enfrentam um grande desafio: Como melhorar os processos, reduzir custos e garantir a satisfação do consumidor final, ao mesmo tempo?
Nesse artigo, trazemos um pouco de direcionamento sobre processos e tendências da logística para e-commerce, para ajudá-los nessa difícil tarefa e também contribuir para o sucesso e o crescimento do comércio eletrônico brasileiro. Boa leitura!
Como escolher as estruturas de armazenagem?
Na Engesystems, gostamos sempre de afirmar que a armazenagem é uma questão de inteligência.
Seja para a definição de um armazém próprio ou para escolher um operador logístico terceirizado. É preciso considerar se a infraestrutura do armazém ou centro de distribuição, irá servir para potencializar a estratégia do e-commerce.
Por exemplo: se na loja virtual for anunciada a entrega do produto em 1 dia, após a compra, mas o armazém for desorganizado e com estruturas que dificultam encontrar, acessar e montar os pedidos, será muito difícil a logística cumprir esse prazo.
Assim, antes de escolher as estruturas de armazenagem, consulte as demais áreas da empresa e os responsáveis por definir a estratégia empresarial e competitiva do negócio.
Porém, em linhas gerais, algumas questões são de extrema importância e precisam ser consideradas, como:
- Quais as características das mercadorias? Serão cargas secas, refrigeradas, frágeis ou perecíveis?
- Os produtos serão unitizados e armazenados em pallets ou em pequenas unidades que podem ser movimentadas manualmente?
- Qual será o volume, dimensões e peso das cargas?
- Existem normas que regulamentam a armazenagem desses produtos?
- Qual a estimativa da quantidade de produtos que serão coletados, armazenados e embalados diariamente?
Essas questões auxiliam na definição, não somente dos sistemas de armazenagem e estoque, mas também na escolha do transporte e veículos que podem ser utilizados para a entrega e distribuição dos produtos.
Mais adiante abordamos algumas tendências de logística para e-commerce e relacionamos algumas estruturas de armazenagem que podem facilitar a execução dessas operações no armazém.
Como definir os processos logísticos do e-commerce?
Na armazenagem existem alguns processos que são bastante comuns, como a estocagem, movimentação, expedição e gestão da informação, que você pode conferir em nossos artigos sobre a Logística Interna e a Logística de Armazenagem.
Neste tópico, queremos focar em um ponto crucial entre a logística e as vendas online: a integração dos processos que movem esses dois mundos.
Gigantes do e-commerce, como a Amazon, por exemplo, possuem processos tão integrados que, pela análise de busca e navegação dos usuários, a inteligência das lojas virtuais fazem a previsão de que um determinado produto será comprado. Essas informações chegam ao centro de distribuição e os produtos são separados de forma antecipada para agilizar as entregas.
Assim, ao discutir as estratégias do negócio, como responsável pela logística do e-commerce, é importante que você aponte como e quando o armazém precisa receber as notificações dos novos pedidos, para que a sua equipe possa trabalhar de forma organizada e segura, para cumprir os prazos.
Listamos aqui três etapas desse processo que não podem faltar na logística para e-commerce:
- Sincronização do catálogo da loja com o estoque no armazém;
- Gestão ágil dos novos pedidos;
- Controle e atualização do status dos pedidos;
Quais as principais tendências de logística para e-commerce?
Quando os diretores se reúnem com o time de marketing e vendas para definir como irão competir no mercado digital, o last mile e as promessas de entrega do e-commerce sempre estarão nas pautas principais.
Como responsável do setor, você precisa conhecer os modelos operacionais mais utilizados na logística para e-commerce e como estruturar o seu armazém para potencializar a estratégia da sua empresa.
Como cada empresa possui um universo de realidades diferentes, relacionamos primeiro algumas opções de investimento que podem ser aplicadas ao armazém, confira:
- Software de WMS: o Warehouse Management System (ou sistema de gerenciamento de armazéns) deve permitir a integração do armazém com a loja digital para que a comunicação dos novos pedidos seja simultânea e a ordem de expedição emitida corretamente;
- Automação do armazém: para cargas paletizadas podem ser usados os sistemas de movimentação, como os Transelevadores, Carros Shuttle, Carros Satélites e Esteiras Transportadoras. Para unidades menores os Transelevadores podem operar com sistemas de Miniload, para a movimentação de caixas de plásticos, papelão ou bandejas.
- Estruturas de picking: para auxiliar na separação dos pedidos, é importante investir em estruturas que facilitam a atividade dos operadores, como Flow Racks, Corredores Elevados e estantes para pequenos volumes.
Veja a seguir algumas das principais tendências de logística do comércio eletrônico:
Same day delivery (ou entrega no mesmo dia)
Alguns clientes não se importam de pagar um pouco mais, para receber os seus pedidos no mesmo dia.
Ao oferecer essa opção de entrega, além de definir as regras no e-commerce, como o horário máximo para o cliente finalizar a compra e a área geográfica onde a logística da empresa consegue atender nesse curto prazo, o armazém precisa conseguir operar com máxima agilidade e segurança.
Microfulfillment centers
Os microfulfillment centers são pequenos armazéns localizados em áreas urbanas. A ideia parte do princípio de que, quanto mais próximos do consumidor os estoques estiverem, mais fácil será reduzir o tempo de entrega. Facilitando, inclusive, as operações de Same day delivery.
Crowdsourcing
Essa modalidade envolve a execução das entregas dos produtos por pessoas comuns, utilizando seus próprios meios de transporte.
Esse tipo de entrega é bastante comum na logística de pequeno comércios, como os supermercados de bairro, e já está sendo usado por grandes varejistas para diminuir custos e ampliar o alcance geográfico.
Conclusão
Os desafios para quem trabalha com a logística para e-commerce são muito grandes. Controlar o estoque diário com milhares de produtos e SKUs, atender a demanda e garantir os prazos de entrega pode se tornar uma missão impossível se a operação logística não contar com a infraestrutura e o modelo de gestão corretos.
A boa notícia é que a tecnologia dos softwares, robótica e a inteligência artificial estão se tornando cada vez mais aliadas dos profissionais de logística.
O importante é estar antenado às novidades e tendências, tanto do mercado digital, quanto do comportamento dos consumidores.
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